Localizada no Estado do Paraná, região Sul do Brasil, a cidade de Curitiba, sede de de nosso Consulado, se destaca pela beleza de seus Parques, pelo seu eficiente transporte viário e pela hospitalidade de seu povo.

leia mais

 04/09 -

<script type="text/javascript" ...

leia mais

 
 
Queijos, sopas e carnes como o cordeiro e porco. E muito mais!

 

 
 
CULINÁRIA ROMENA

 

A culinária romena foi profundamente influenciada pelos povos que, ao longo da história, povoaram o território, dos quais se destacam os povos nómadas de origem caucasiana, os húngaros e ainda os alemães.
Uma vez que a Roménia esteve sob dominação turca durante muitos anos, subsistem na sua culinária inúmeros pratos de origem turca, como a Moussaka (também usada na Grécia), o Sarmale, o Baklava, o Halva, ou o Rahat. De menor importância, mas ainda assim presentes, são as influências das culinárias grega, eslava e francesa.
Para os Romenos, uma refeição sem sopa é simplesmente inconcebível, e é mais incompreensível ainda se, para acompanhar a sopa, não for servido pão.


Outro prato muito apreciado, é o "Carnatzlach".




CARNATZLACH


Ingredientes

1kg de acém moído
2 cebolas picadas
2 colheres de sopa de óleo
2 talos de salsão picado
1/2 pimenta picada
Sal
2 ovos batidos

Modo de Preparar
Aqueça o óleo e doure metade da cebola até escurecer. Retire do fogo e misture a outra metade da cebola ainda crua e a carne, o salsão e a pimenta. Tempere com sal e moa bem, passando pelo menos, duas vezes pela máquina. Junte os ovos, misture e faça croquetes pequenos. Arrume os croquetes nos espetos e coloque-os em uma grelha baixa. Deixe assar até que ficar ligeiramente queimado por fora e mal-passado por dentro.


Ciorba de Perisoare

Ingredientes
1 kg de carne de porco ou de vaca moída (você pode também usar uma mistura das duas)
1 cebola finamente picada ou ralada
1/2 xícara de arroz integral cozido
1 ovo caipira inteiro
dill e salsinha frescos picados à gosto (sugiro uma colher de sopa de cada um)
sal e pimenta do reino à gosto

Modo de Preparar
Enrole bolinhos com cerca de 2 cm de diâmetro (tipo almôndegas), passe na farinha (branca ou integral, já preparei com uma e com outra e dos dois jeitos ficou bom) e reserve.
Encha uma panela com 3 xícaras de caldo de carne caseiro e 3 xícaras de água filtrada. Acrescente a esta panela os seguintes ingredientes:
2 cenouras descascadas e picadas em cubinhos
1 aipo (celery root) picado
Quando os legumes estiverem macios, acrescente 1 xícara de arroz integral previamente deixado de molho e escorrido. Quando o arroz estiver cozido, acrescente os bolinhos de carne um a um. Deixe os bolinhos cozinharem no caldo. Adicione 1 tomate picado, 1/2 xícara de cebolinhas picadas, 1/2 xícara de salsinha picada e folhas de salsão (se você tiver).
Tempere com o suco de 1 limão ou uma colher de sopa de sauerkraut (chucrute/conserva de repolho - logo passo a minha receita aqui no site) (ou os dois juntos). Cozinhe por mais 5 minutos
Esta sopa pode ser reaquecida na refeição seguinte - os sabores estarão mais "curtidos" e ela provavelmente estará ainda mais saborosa!
A sopa pode ser engrossada no momento de servir com 1 ou duas gemas de ovo ou uma ou 2 colheres de sopa de creme de leite fresco - isso diz a receita, mas eu nunca fiz e nunca achei necessário. A farinha dos bolinhos engrossa o suficiente.

Mamaliga com queijo

Ingredientes
2 xícaras ou 3.50 g de farinha fina de milho;
6 xícaras de leite frio;
100 g de manteiga;
500 g de queijo ricota fresco ou cream cheese;
Sal;
Creme de leite (opcional) para servir

Modo de Preparar
Misturar a farinha de milho com metade do leite frio para evitar a formação de grânulos. Aos poucos juntar o restante do leite e levar ao fogo, mexendo vigorosamente com uma colher de pau.
Sem parar de mexer em fogo muito lento, aguardar o líquido ser absorvido e começar a se formar uma pasta mais grossa nos lados da panela.
Retirar a panela do fogo, adicionar o sal, a manteiga e o queijo e colocar num recipiente untado no forno para ser servido muito quente. Pode-se colocar por cima de cada porção servida uma colherada de creme de leite.

Rendimento
6 Porções


Mamaliga

Ingredientes

7 xícaras (chá) de água
2 xícaras (chá) de fubá
500 g de queijo fresco e ralado no ralo grosso
Creme de leite
Manteiga

Modo de Preparar

Ferva 5 xícaras de água numa panela. Enquanto isso, dissolva o fubá numa vasilha com as 2 xícaras de água restantes. Depois, adicione essa mistura à água fervente, mexa bem para não empelotar e deixe cozinhando em fogo lento, pelo menos, por 1 hora. Durante esse tempo, continue mexendo a polenta para não grudar na panela. Depois, unte uma assadeira com manteiga, coloque metade da polenta e o queijo ralado. Regue com pedaços de manteiga e creme de leite. Adicione o restante da polenta e salpique um pouco mais de queijo, manteiga e creme de leite. Leve ao forno para gratinar.

Rendimento
10 Porções


 

 

| página inicial | voltar

 



HOME | O PAÍS | ECONOMIA | HISTÓRIA | LINKS | CONTATO